Como é feita a reconstrução mamária?

Após a retirada do tumor, é feito o remodelamento da mama e, quando necessário, a correção da mama oposta para que haja simetria  entre as duas (utilizando técnicas de cirurgia plástica para redução, aumento ou lifting). Além disso, alguns médicos acreditam que o ajuste da mama não afetada pelo câncer é uma boa oportunidade para investigar a possível existência de tumores não detectados no exame clínico e nos exames de imagem.
Entre as várias técnicas disponíveis, a maior parte das cirurgias de reconstrução mamária utilizam próteses de silicone. Contudo, dependendo do tamanho da área removida, pode ser necessário usar tecidos musculares, de gordura e pele da própria paciente, retirados do abdômen ou do dorso, para refazer a mama.

É possível, durante a cirurgia, preservar a aréola e o mamilo, em casos de extração total da mama( adenomastectomia). Caso isso seja impossível preservar o mamilo por comprometimento da doença, essas partes também podem ser reconstruídas posteriormente. A recuperação da cirurgia de reconstrução mamária tende a ser tranquila,  durando apenas alguns dias. Contudo, complicações podem ocorrer como: infecções, necroses e rejeição do silicone, levando a várias semanas de recuperação. O resultado estético final demora para acontecer, podendo levar até 6 meses para que os tecidos e implantes se acomodem e adquiram o formato natural.
Outra preocupação comum é a de que a colocação de um implante possa originar ou esconder um novo câncer. Mas fique tranquila, esse risco não existe, entretanto isso não significa que a paciente não deva seguir com as recomendações de exame de rotina e seguimento.

Quando realizar a reconstrução mamária?
A reconstrução mamária pode ser feita logo após a mastectomia na mesma cirurgia ou posterior ao completo tratamento, contudo essa decisão deve ser feita pelo médico mastologista, pois em alguns casos o processo não é recomendado devido às possíveis complicações derivadas da doença muito avançada. Os pacientes que precisam ser submetidos à radioterapia também são indicados a realizar a cirurgia um pouco mais tarde.

Para haver sucesso na cirurgia de reconstrução mamária, alguns cuidados são necessários e os mais importantes são: parar com o tabagismo, regular a glicose em pacientes com diabete, realizar uma bateria de exames e a avaliação médica. É necessário também, tomar alguns medicamentos e cortar outros, como as aspirinas, os anti-inflamatórios e os medicamentos naturais.
Após a cirurgia, é importante redobrar a atenção, serão colocados gazes e fitas na região operada, para proteção. Geralmente é usado um dreno que será retirado conforme a quantidade de líquido eliminado. O sutiã cirúrgico irá minimizar o inchaço e sustentar a mama recuperada. O médico cirurgião irá indicar outras instruções específicas para a recuperação e acompanhará todo o processo até a paciente estar recuperada.

Ficou com dúvidas sobre a reconstrução mamária? Marque uma consulta com os melhores profissionais da Clínica Femini e saiba mais sobre o assunto. Lembre-se, para uma boa qualidade de vida é necessário uma vida saúdavel.