Se poder acompanhar seu bebê em três dimensões já era bom, melhor ainda é poder acompanhar cada detalhe do rostinho, como o formato da boca e do nariz, um bocejo, o movimento das mãozinhas e dos pezinhos por meio de imagens coloridas e realistas.

Quando fazer o Ultrassom 4D?

O período mais indicado para se realizar um ultrassom 4D é entre a 26ª e a 30ª semanas de gravidez. Antes desse período, o feto ainda é muito pequeno e com pouca gordura debaixo da pele, o que dificulta a visualização das suas feições, e depois das 30 semanas o bebê está muito grande e ocupa muito espaço, sendo difícil ver o seu rosto e seus movimentos.

Doenças identificadas pelo ultrassom

Em geral, os ultrassons  4D identificam as mesmas doenças que o ultrassom convencional e por isso normalmente não são cobertos pelos planos de saúde, pois alguns planos consideram como tratamento estético. As principais alterações detectadas pelo ultrassom são:

Lábio Leporino, que é uma má formação do céu da boca;

Defeitos na coluna do bebê;

Malformações no cérebro, como hidrocefalia ou anencefalia;

Malformações nos membros, rins, coração, pulmões e intestino;

Síndrome de Down.

A vantagem do exames em 4D é que eles possibilitam uma melhor avaliação da gravidade do problema, podendo ser feitos após o diagnóstico no ultrassom convencional. Além é claro de você ter a imagem de seu bebê super realista, podendo em algumas vezes imprimir e tê-lo como recordação.