Apesar de existirem diferentes métodos para a prevenção da gravidez, nem toda mulher os conhece a fundo. E isso se reflete nos índices de gravidez entre adolescentes no Brasil, de acordo com informações levantadas pelo Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc), crianças nascidas de mães adolescentes representam 18% dos 3 milhões de nascidos vivos no país. Sendo que 66% das gravidezes são indesejadas. Como forma de prevenção a gravidez, o Ministério da Saúde distribui pílula, minipílula, anticoncepcional injetável mensal e trimestral, preservativo feminino e masculino, e recentemente foi incluído a oferta de DIU de cobre em todas as maternidades brasileiras.

Mesmo com o recurso acessível, muitas mulheres deixam de recorrer a ele por falta de conhecimento. E para ajudar a esclarecer e entender o que é o DIU, quais as vantagens e como ele funciona, listamos aqui abaixo todas as informações para você. Confira!

Você já parou para pensar que: conhecer o seu médico é dar mais atenção para sua saúde? Ao pesquisar sobre o currículo do profissional você pode entender qual a sua especialidade e de que forma ele poderá te ajudar e aconselhar durante um tratamento. O médico é a melhor fonte de informação para a sua saúde, é ele quem poderá esclarecer suas dúvidas, diagnosticar, receitar e sugerir formas de tratamento.

O câncer de mama recebe muito destaque no conhecido outubro rosa, mas a necessidade de falar dele deve existir durante todo o ano. Isso porque esse é o câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

Mas, para que a doença seja detecctada é necessário realizar um rastreamento de câncer de mama. O rastreamento é um conjunto de exames realizados como rotina ou quando já existe alguma suspeita. Dentre os exames existentes para tal finalidade temos: o autoexame, exame clínico, exames de sangue, mamografia, ultrassonografia, ressonância magnética e, em alguns casos, biópsia. Para te ajudar a entender a importância de cada um desses exames, listamos aqui abaixo várias informações importantes, confira:

Você sabia que a Síndrome dos Ovários Policísticos é muito comum no Brasil? A SOP, como é conhecida, atinge de 5% a 10% das mulheres em idade reprodutiva e é considerada a causa mais frequente de infertilidade entre mulheres com anovulação crônica, ou seja, que não ovulam adequadamente e, por isso, podem apresentar intervalos longos entre os ciclos menstruais, podendo ficar até meses sem menstruar.

Se você ainda não conseguiu entender o que é a SOP ou tem dúvidas mais amplas, fique tranquila, listamos aqui abaixo quais são os sintomas, como é feito o diagnóstico e quais são os tratamentos. Lembre-se sempre de consultar um médico para o correto diagnóstico e tratamento.

Vem com a gente!

Durante toda a vida passamos por diferentes ciclos, etapas e descobertas. Com a chegada da vida adulta, nós mulheres, nos deparamos com a menopausa. Apesar de ser muito falada, poucos sabem e entendem o que realmente é essa condição. A menopausa é um período fisiológico após a última menstruação espontânea da mulher, nesse período estão sendo encerrados os ciclos menstruais e ovulatórios, com a queda da produção hormonal.

Hoje em dia vivemos expostos a diferentes tipos de doenças, e por isso estamos sempre a procura de formas para a prevenção. Ter uma alimentação saudável e beber muita água são duas formas simples e que ajudam bastante o nosso corpo a estar mais protegido. Contudo, existe uma doença que é um problema de saúde pública mundial, o câncer. Segundo o INCA é esperado, para 2018, uma insistência de 600mil casos novos de câncer no Brasil.

.