Durante o ciclo menstrual, as mulheres podem apresentar alterações e distúrbios que podem afetar em sua qualidade de vida. Um deles é a tensão pré-menstrual, também conhecida como TPM, que ocorre antes da menstruação e caracteriza-se por sintomas físicos e sintomas psicológicos. Outro distúrbio é a cólica menstrual, ou dismenorréia, um problema que afeta praticamente todas as mulheres em algum momento da vida e que pode variar de intensidade.

Quer entender mais sobre a TPM e a dismenorréia? Aqui abaixo você esclarece todas as suas dúvidas quanto a esses distúrbios, o que eles são, quais os sintomas e mais. Confira:

O que é TPM?

Aquela sensação de irritabilidade, uma vontade louca de comer doces e um sentimento de tristeza, esses são os principais sintomas causados pela TPM na vida das mulheres. Apesar de ser um termo bastante comum, ainda existem várias dúvidas sobre o que é e o que fazer para tornar o período mais suportável.

A TPM se caracteriza pelo conjunto de sensações que ocorrem cerca de 10 dias antes do início do ciclo menstrual. Nem todas as mulheres são afetadas por essa condição, mas se no seu caso a TPM esteja atrapalhando as suas atividades diárias, procure por uma orientação médica.

Além disso, as mulheres podem sentir sintomas e sensações diferentes, por isso, a TPM é classificada em 5 tipos diferentes, que podem acontecer ao mesmo tempo ou separadamente. Conheça quais são eles:

TPM A

A TPM do tipo A está relacionada com a ansiedade. A queda do hormônio estrogênio, que ajuda a baixar o estresse, e aumenta a liberação de adrenalina e cortisol, dupla que contribui para o estresse. Os sintomas principais são: ansiedade, tensão, dificuldade para dormir, irritabilidade e alterações no humor.

TPM C

A TPM do tipo C está relacionada principalmente com a compulsão alimentar. Ela recebe a classificação C porque vem do inglês craving, que significa desejo. Se durante a menstruação ou antes dela você prefere comidas mais gordurosas e ataca o chocolate que está no armário, esse é o seu tipo de TPM.

TPM D

A TPM do tipo D está relacionada com os sintomas depressivos. Os principais sintomas dessa categoria são: raiva sem razão, sentimentos perturbadores, lapsos de memória, baixa autoestima e sentimentos violentos. Essas sensações são causadas geralmente pela redução de serotonina e  a resposta exagerada que corpo pode dar diante às oscilações hormonais normais do período.

TPM H

A TPM do tipo H está relacionada à palavra "hidratação". A TPM H está relacionada principalmente a retenção de líquidos e suas consequências. Pessoas que tem a TPM do tipo H sentem: ganho de peso, inchaço abdominal, sensibilidade e inchaço nas mamas, mãos e pés.

TPM O

Na categoria O entram sintomas menos comuns que também podem estar relacionados à TPM. O tipo O é referente a "outros" sintomas, são eles: fogachos ou sudorese fria, aumento da frequência de urinar, naúses, dores generalizadas, acne, reações alérgicas e alterações intestinais.

O que é dismenorréia?

A cólica menstrual, ou dismenorréia, é uma dor pélvica provocada pela liberação de prostaglandina, substância que faz o útero contrair para eliminar o endométrio (camada interna do utéro que cresce para nutrir o embrião) em forma de sangramento, durante a menstruação, quando o óvulo não foi fecundado.

A dismenorréia é classificada em primária, quando a causa é o aumento na produção de prostaglandina pelo endométrio, e em secundária, quando resultante de alterações patológicas no aparelho reprodutivo (endometriose, miomas, tumores pélvicos, fibromas, estenose cervical, etc.).

O principal sintoma da dismenorréia é a dor em cólica no baixo ventre, de intensidade váriavel, que se irradia para as costas e membros inferiores, durante a menstruação. É uma dor aguda e intermitente, as vezes incapacitante, quando muito forte pode ser associada a outros sintomas, como naúses, vômitos, dor de cabeça e nas mamas.

Como aliviar os sintomas da TPM?

Pratique atividade física: As atividades físicas liberam endorfinas que provocam sensação de prazer, relaxam e ajudam no funcionamento do intestino.
    Para aliviar as dores de cabeça, inclua na dieta alimentos ricos em magnésio, como carne vermelha, frutos do mar e laticínios em geral.
    Evite consumir café, reduza o sal, evite doces em excesso e fuja do álcool. Procure fazer refeições mais leves, em poucas quantidades e mais vezes durante o dia.

Como aliviar a dismenorréia?

Evite levar uma vida sedentária. Os exercícios aeróbicos moderados ajudam a aliviar a dismenorréia primária.
    Coloque uma bolsa de água quente sobre a região abdominal quando sentir cólicas.
    Beba bastante água.
    Nos casos em que esses cuidados não forem suficientes para o controle dos sintomas, o seu médico irá tratá-la com medicações específicas para o problema.

Agora você já possui todas as informações necessárias sobre a TPM e dismenorréia. Caso ainda tenha dúvidas, marque uma consulta na Clínica Femini e conte com o suporte dos melhores profissionais.