O que é o DIU?

O Dispositivo Intra-Uterino, conhecido popularmente como DIU, é um método contraceptivo feito de plástico flexível moldado em forma de T (ou Y para alguns) que é introduzido no útero para impedir a gravidez. Ele só pode ser colocado e retirado pelo seu ginecologista, e embora possa começar a ser usado em qualquer momento do ciclo menstrual, recomenda-se que seja colocado durante o período menstrual.

O DIU aponta uma eficiência igual ou superior a 99% e pode se manter no útero de 5 a 10 anos, podendo ser retirado até um ano após a última menstruação, na menopausa. Ainda, existem três  tipos principais de DIU:

DIU de Cobre ou DIU Multiload;
    DIU de Cobre e Prata
    DIU Hormonal ou DIU Mirena;

A principal diferença entre eles está no efeito sobre a menstruação. Enquanto o DIU de cobre pode aumentar o fluxo menstrual, geralmente nos primeiros 6 meses de uso (podendo causar ou piorar a cólica menstrual).  O DIU hormonal (Mirena) deixa a mulher sem menstruar pela ação hormonal dentro do útero. Já o mais recente tipo, o de cobre com prata, foi desenvolvido para ser um intermediário entre os outros dois tipos, não tendo ação hormonal mas apresentando um índice de sangramento menor quando comparado com o de cobre puro.

Abaixo você confere mais informações sobre esses dois tipos de DIU.

Quais são as vantagens desse método?

É um método prático e de longa duração;
    Não há esquecimentos;
    Não interfere no contato íntimo;
    A fertilidade retorna ao normal depois de retirar o DIU.

Como funciona o DIU?

DIU de cobre e Cobre+Prata
O DIU é uma haste revestida com estes metais. Eles irão  alterar o endométrio (tecido que recobre a parte interna do útero), no muco e na motilidade das trompas. Ocorre uma reação inflamatória que não faz mal ao organismo, mas torna a região hostil ao espermatozoide. O uso do DIU de cobre e cobre+prata tem chances bem pequenas de gravidez, apenas 0,7%.

DIU hormonal – Mirena
Esse dispositivo, além de produzir reações inflamatórias no útero, possui em sua estrutura o hormônio progesterona. Esse é liberado aos poucos e uma pequena quantidade pode ser absorvida pela corrente sanguínea, porém, o hormônio restringe-se mais ao útero. Ela atua da mesma forma que o DIU de cobre, causando alterações no útero que impedem a gravidez. Além disso,  o DIU hormonal leva ao bloqueio da menstruação em mais de 60% das pacientes. As chances de engravidar usando este dispositivo são de 0,2%.

Você já utilizou, utiliza ou pretende utilizar o DIU? Marque uma consulta com nossos melhores profissionais da Clínica Femini e esclareça suas dúvidas. Aqui a sua saúde está em boas mãos.