Os principais sintomas da endometriose

O principal sintoma da endometriose é a dor pélvica, geralmente relacionada com o período menstrual. Apesar da dor menstrual ser uma experiência comum entre as mulheres, a dor causada pela endometriose é descrita de forma mais severa.
Os sinais e sintomas comuns da endometriose podem incluir:

Dor menstrual: pode iniciar antes da menstruação e perdurar por um longo período. Pode incluir dor lombar e dor abdominal;
    Dor na relação sexual: pode ocorrer antes ou durante o ato sexual;
    Dor na movimentação intestinal ou durante a micção: geralmente mais exacerbada no período menstrual;
    Sangramento excessivo: pode ocorrer sangramento excessivo durante a menstruação (menorragia) ou sangramento entre os períodos menstruais (menometrorragia);
    Infertilidade: as vezes a endometriose é diagnosticada em pacientes assintomáticas, porém com infertilidade;
    Outros sintomas: fadiga, diarreia, constipação intestinal, náuseas ou vômitos, especialmente durante o período menstrual.
A gravidade dos sintomas não está necessariamente relacionado ao estágio da doença. Algumas mulheres com endometriose mínima podem apresentar sintomas graves, enquanto mulheres com endometriose grave podem apresentar dores leves ou até mesmo nenhum sintoma. Por isso, é importante ficar atento a qualquer sinal e procurar um médico sempre que necessário.

Como é feito o diagnóstico

Normalmente o ginecologista pode desconfiar da endometriose apenas com a avaliação dos sintomas referidos pela mulher. No entanto, muitas vezes  é necessário realizar alguns exame de imagem como ultrassom e ressonância  para confirmar o diagnóstico e descartar outros diagnósticos diferenciais como cistos ovárianos, por exemplo.

Além disso, o médico pode ainda pedir uma biópsia de tecido que geralmente é feita com uma pequena cirurgia na qual um pequeno tubo com uma câmera na ponta é introduzido por um corte na pele, permitindo observar a região pélvica por dentro e recolher amostras de tecido que serão analisadas em laboratório e se necessário, intervir nas lesões presentes.

Qual é o tratamento para essa condição?

Existem dois tipos de tratamento que podem ser usados para combater a endometriose: medicamentos e cirurgia. Cada um deles tem seus objetivos, e cabe ao médico avaliar a gravidade da doença em cada caso e recomendar o melhor tratamento. Lembrando que, dependendo da situação, os dois tratamentos são realizados de forma integrada.

Tratamento cirúrgico

Nesse procedimento, a endometriose é removida por meio de uma cirurgia, podendo ser feita de forma tradicional ou por videolaparoscopia. Em alguns casos, é possível eliminar apenas os focos da doença ou as complicações que ela traz. Contudo, em situações mais sérias, o procedimento precisará remover os órgãos pélvicos afetados pela doença, liberar aderências,  obstruções tubária e intestinais.

Tratamento com medicamentos:

Existem diversos medicamentos disponíveis no mercado para tratar a endometriose, como: analgésicos, anti-inflamatórios, análogos de GNHR, anticoncepcionais hormonais, Danazol e Dienogeste. Atualmente também pode ser indicado para reduzir os sintomas a utilização do DIU com levonorgestrel.
Nos casos de infertilidade que não responderam ao tratamento, poderá ser indicado o encaminhamento para um Centro de Reprodução Humana, pois a fertilização in vitro se torna uma das melhores opções  na presença da endometriose.

É importante compreender que não existe cura permanente para a endometriose. O objetivo do tratamento é aliviar a dor e amenizar os outros sintomas, favorecendo a possibilidade de gravidez e diminuir as lesões endometrióticas. Agora que você possui diversas informações sobre a endometriose, marque uma consulta com os melhores profissionais da Clínica Femini e esclareça todas as suas dúvidas. Uma vida feliz é uma vida saudável.