A menopausa chegou, e agora?  Os sintomas da menopausa normalmente têm início entre os 45 e 55 anos de idade, quando a menstruação passa a ser irregular e surgem problemas como ondas de calor, aumento da produção de suor e pele e cabelos ressecados.

A menopausa acontece devido à diminuição na produção dos hormônios responsáveis pelos ciclos menstruais e fertilidade da mulher, e a intensidade dos seus sintomas varia de acordo com cada organismo.

Alguns desses fatores são o inicio do período do climatério, e com isso fatores como dúvidas em relação a sexualidade, hormônios, alimentação e diversos outros que iremos expor no presente artigo.

Mas o que é a menopausa?

Menopausa é o período fisiológico após a última menstruação espontânea da mulher. Nesse espaço de tempo estão sendo encerrados os ciclos menstruais e ovulatórios. O início da menopausa só pode ser considerado após um ano do último fluxo menstrual, uma vez que, durante esse intervalo, a mulher ainda pode, ocasionalmente, menstruar.
Esse tempo de transição que antecede a menopausa é chamado de climatério. Ele representa a passagem da fase reprodutiva da mulher para a não reprodutiva. O organismo deixa de produzir, de forma lenta e gradativa, os hormônios estrogênio e progesterona.
A menopausa é mais um estágio na vida da mulher. Nesse período ocorrem transformações no organismo feminino, que aumentam a possibilidade de aparecimento e agravamento de doenças.
Não há uma idade exata para a menopausa: ela varia de mulher para mulher. Em média, ocorre entre os 45 e 55 anos. Pode acontecer antes dessa fase, de forma espontânea ou cirúrgica – a chamada menopausa precoce. A menopausa cirúrgica ocorre após a retirada dos ovários ou do útero. Quando aparece após os 55 anos, é intitulada menopausa tardia.

Quais os sintomas da menopausa?

Os principais sintomas que antecedem a menopausa são: Ondas de calor; Suores noturnos; Distúrbios do sono; Ciclos menstruais irregulares, mais curtos ou mais longos; Secura vaginal; Alterações de humor (irritação, tristeza), desinteresse, dificuldade de concentração e depressão.
Esses são os sintomas, que a maioria das mulheres sente, anunciam a chegada da menopausa e estão relacionados com o desequilíbrio na produção dos hormônios estrogênio e progesterona pelos ovários. Esses sintomas terminam 2 ou 3 anos após a última menstruação.
Após a menopausa, os sintomas estão mais associados aos baixos níveis de estrogênio e podem ser: Atrofia e perda da lubrificação vaginal, dor na relação sexual; Diminuição da libido; Atrofia da uretra, que pode levar à incontinência urinária; Diminuição da elasticidade da pele; Maior risco de osteoporose e doenças cardiovasculares; Aumento da cintura e dos braços; Queda e quebra de cabelo.

Além dos sintomas, a menopausa pode levar a outros problemas?

A diminuição na produção hormonal na menopausa aumenta as chances do aparecimento de doenças cardiovasculares e da osteoporose.

Existe algum tratamento para a menopausa?

O tratamento para menopausa pode ser feito com o uso de medicamentos hormonais, mas sempre sob orientação médica pois para algumas mulheres esta terapia é contraindicada como ocorre no caso das que possuem câncer de mama ou de endométrio, lúpus, porfiria ou tenham tido episódios de Infarto ou AVC – acidente vascular cerebral.

Para as que não possuem contraindicações, a terapia de reposição hormonal pode ser indicada pois ela é capaz de diminuir a intensidade dos sintomas da menopausa como as ondas de calor, irritabilidade, osteoporose, doenças cardiovasculares, secura vaginal e a instabilidade emocional.

A menopausa está ligada a diminuição da fertilidade?

Uma coisa é certa, a principal característica desse período é a diminuição considerável da fertilidade feminina. Além dessa, pode-se citar o maior espaço de tempo entre uma e outra ovulação, diminuição da libido, alterações de humor e insônia.

Há como tratar os sintomas de uma forma mais natural?

Recomenda-se consultar primeiro o médico antes de decidir qual a medicação ou tratamento que deve ser adotado. Contudo, existem alguns métodos naturais de obter alívio dos sintomas da menopausa e que não são apenas seguros, mas também benefícos a saúde em geral. Para muitas mulheres, o alívio dos sintomas pode ser conseguido através do uso de medicações fitoterápicas, suplementos alimentares e mudanças comportamentais. Confira quais são os mais utilizados:

Isoflavona

A Isoflavona é um derivado da soja e o seu uso é indicado para mulheres que sofrem com os sintomas da menopausa, como ondas de calor, oscilações de humor, cansaço e desejam um tratamento natural com poucos efeitos adversos. A isoflavona possui estrutura química similar ao estrogênio ovariano e digamos que imita a ação no organismo da mesma maneira que o hormônio feminino agiria, reduzindo a intensidade e frequência das ondas de calor.

Gorduras boas (Insaturadas)

As gorduras insaturadas, as chamadas gorduras boas, ajudam na regulação hormonal do corpo, melhorando o metabolismos como um todo. Consuma com frequência alimentos como  o azeite de oliva, as castanhas, linhaça, peixes de águas frias e abacate.

Vitaminas

Algumas vitaminas e minerais, como cálcio, magnésio, vitaminas C, D e E, podem ajudar a diminuir os sintomas da menopausa. Mas lembre-se de consultar um médico e verificar a possibilidade de consumo dessas vitaminas e suplementos.
    Vitamina E – Ajuda a amenizar as ondas de calor, secura vaginal e sensibilidade dos seios. Contribui também para a saúde da pele e das unhas.
    Cálcio – Diminui o risco de osteoporose, especialmente para as mulheres que não optaram pela terapia hormonal. Os suplementos de cálcio devem ser tomados com os alimentos, porque a presença de outras vitaminas e minerais ajudam a aumentar a sua absorção.
    Magnésio – Auxilia na melhora da fixação do cálcio nos ossos.
    Vitamina D – Ajuda a absorver o cálcio, garantindo a melhoria na saúde óssea, além de vários outros benéficos para a saúde.
    Vitamina C – Para ajudar a diminuir o fluxo menstrual que tendem a aumentar quando se aproxima a menopausa.

Saiba mais: Clinica Femini

Exercícios físicos podem ajudar a aliviar os sintomas?

Sim, e muito!  Além dos inúmeros benefícios, a atividade física melhora o humor nesse período crítico de transição, evita a retenção hídrica, fortalece a massa óssea e restaura o condicionamento cardíaco.

Hidrate-se com frequência e reduza os níveis de sal na alimentação.

6 dicas para manter o sexo na menopausa:

Renove seu relacionamento: Especialmente se a relação é muito longa, talvez seja uma boa hora para buscar novos ares, mas isso não significa trocar de parceiro. Façam viagens e procurem atividades sociais que só envolvem o casal.

Curta seu dia a dia: Vale trocar de perfume e sair às compras de roupas novas, inclusive lingeries. “Encontre prazeres, alegrias e vários motivos para curtir o dia que está passando!”

Cuide de você: Não tem nada melhor para autoestima do que seguir uma dieta equilibrada e fazer exercícios regularmente. Os resultados físicos são nítidos, sem contar os benefícios para a saúde. Cuide também da pele, dos cabelos e de todo o corpo com hidratantes indicados para a sua idade.

Visite um sex shop: Essa dica vale para fazer a dois ou sozinha mesmo. Existe uma infinidade de produtos direcionados para estimular o desejo da mulher na menopausa, sem contar os vários modelos de vibradores que podem ajudar (e muito) na sua redescoberta sexual. Pode ser um programa divertido para fazer com amigas que estejam nesta mesma fase.

Pense mais em sexo: Proponha-se a pensar sobre sexo mais vezes ao dia. Procure livros e filmes que sejam estimulantes. Fantasiar sobre sexo é o pensar dirigido, usando memórias ou ideias que gostaria de colocar em prática.

Pratique sozinha: A importância de se tocar nesta fase da vida é tão grande quanto nas primeiras descobertas sexuais da juventude. Afinal, esse não deixa de ser um recomeço, um novo aprender sobre o seu corpo e o que lhe dá prazer. Crédito: Clinica Saute

Todas essas recomendações ajudam a diminuir os sintomas dessa fase complicada na vida da mulher, contudo algumas pacientes irão necessitar de tratamentos mais completos, inclusive com o uso de terapias hormonais e uso de antidepressivos para o controle dos sintomas.

Agora que você já possui todas as informações necessárias sobre a menopausa, a Clínica Femini está à disposição com os melhores profissionais para te ajudar. Vida saudável com os melhores cuidados.