A mastalgia pode ser classificada em cíclica, não-cíclica e extramamária. A dor pode variar de leve desconforto até uma dor incapacitante em alguns casos. Devido a isso, muitas mulheres com mastalgia ficam com medo de estarem com câncer de mama, e para que você possa entender melhor e saber quais são os sintomas, listamos algumas informações aqui abaixo, mas lembre-se que todo e qualquer sintoma deve ser tratado por um médico.
Classificação da mastalgia
Cíclica: Na mastalgia cíclica, a dor ou desconforto esta relacionada ao ciclo menstrual, ocorrendo nos três primeiros dias antes da menstruação podendo perdurar por todo o ciclo. Chega a afetar mais da metade das mulheres no periodo reprodutivo e com o aumento da idade, cresce o número de mulheres que sofrem do sintoma, podendo acarretar diversas alterações na vida da mulher, inclusive levando à realização de exames e tratamentos desnecessários.
Não-cíclica: A dor não-cíclica não possui relação com o ciclo menstrual, pode ser contínua ou ocasional. Mais freqüentemente a alteração patológica encontrada na mama é a mastite periductal, a adenose esclerosante e a necrose gordurosa. Costuma localizar-se nos quadrantes superiores da mama e é bilateral.
Extramamária: É a dor torácica referida sobre as mamas. Geralmente é uma dor de causa músculo-esquelética, tendo como origem os mais diversos locais, como os musculos da parede torácica, dorsal ou dos membros superiores, e que se reproduz para a mama. A dor pode também ter até origem visceral, ocasionada por outros orgãos como o coração, estomago e a vesícula biliar.
Sintomas da mastalgia
- A dor é sentida como fisgada ou queimação na área do peito.
- A dor pode ser subita ou insidiosa em uma ou ambas as mamas.
- Um ligeiro inchaço da mama associada a sensação de peso.
Tratamento para mastalgia
Para ajudar a aliviar a dor existem medicamentos específicos para o tratamento, contudo é importante consultar um médico primeiro, pois sempre deve-se afastar outras patologias mais graves. Outras medidas simples também são indicadas para o alívio dos sintomas como:
- Escolha adequada do sutiã
- Evitar a ingesta de xantinas encontradas em alguns alimentos (chocolates, refrigerantes, chá preto e café)
- Uso correto e tipo de anticoncepcional
Se ainda tem dúvidas quanto a mastalgia, entre em contato e marque uma consulta com um de nossos mastologistas. Não deixe a sua saúde em segundo plano, conte com a ajuda de um especialista e encontre o tratamento certo de acordo com os seus sintomas.