Quem é o mastologista?
Essa especialidade médica é considerada nova, sendo uma área derivada da ginecologia responsável pelo cuidado com a saúde das mamas. É esse especialista quem examina, realiza exames de imagem, diagnostica e trata possíveis problemas nesse órgão feminino. Normalmente na consulta a primeira etapa é a anamnese, uma série de perguntas feitas à paciente para analisar o seu histórico. Depois, o mastologista prossegue para o exame clínico das mamas por meio da inspeção e palpação.
Ele também pode solicitar e realizar exames complementares, como a mamografia, ultrassonografia ou ressonância das mamas. Uma vez diagnosticada alguma alteração suspeita, o mastologista pode realizar uma biópsia, e quando confirmada a doença ,é ele o responsável pela realização da cirurgia.
Quais doenças ele pode tratar e ajudar na prevenção?
O câncer de mama é o mais frequente a acometer as mulheres no Brasil, e por isso, muitas pessoas associam a especialidade da mastologia somente a prevenção e ao tratamento desse tipo de câncer. Sem dúvida, essa é uma parte muito importante do trabalho desses médicos, porém o mastologista também é responsável pela identificação e pelo tratamento de outras doenças que atingem as mamas. São elas:
Nódulos benignos e assimetria mamária
Principalmente ao fim da adolescência o corpo da mulher passa por mudanças hormonais e com isso podem surgir nódulos (caroços de consistência mais dura) e assimetrias (tamanhos diferentes) nos seios. Assim o mastologista faz a investigação para identificar a causa do problema e diferenciar de alterações malignas, procedendo com tratamento adequado.
Mastites
Principalmente durante a amamentação, porém pode ocorrer fora desse período, é frequente o aparecimento de mastites ou inflamações das glândulas mamárias. Elas são causadas geralmente por bactérias que fazem parte tanto da flora da boca do bebê como da pele da mulher e acabam infectando as mamas. O mastologista irá cuidar da inflamação, drenar abscesso e orientar a mãe sobre como continuar a amamentação da criança.
Ginecomastias
Não só as mulheres precisam do mastologista. Em alguns casos, homens também recorrem a esse médico. A ginecomastia, doença que leva a um crescimento acima do normal das mamas masculinas, é um dos motivos para essa procura. As causas podem ser desde desequilíbrio hormonal, alterações no fígado até o uso de medicações
Devo visitar o mastologista com que frequência?
A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que o primeiro exame de mamografia seja realizado aos 40 anos e que a visita ao mastologista seja anual.
Em casos de mulheres pertencentes a algum grupo de risco (como casos de câncer de mama na família), esse intervalo de verificação deve ser definido pelo mastologista junto com a paciente.
A clínica Femini conta com Mastologistas de excelência, equipamentos de última geração preparados para lhe atender e realizar os exames necessários para o completo tratamento das doenças da mama.
Cuidar da sua saúde deve ser prioridade!Continue acompanhando os nossos posts sobre dicas e recomendações sobre saúde e bem-estar.