Últimas notícias

Confira nosso blog

Principais sintomas

Os miomas uterinos são tumores no útero, que muitas vezes surgem durante o período fértil, e atinge cerca de 50% das mulheres na faixa etária dos 30 aos 50 anos. Existem diferentes tipos de miomas uterinos, e eles são classificados pela sua localização no órgão, podem ser:

    Subseroso, quando surge na parte mais externa do útero;
    Intramural, quando aparece dentro das paredes do útero;
    Submucoso, quando está na parte interna, dentro da cavidade do útero.

A melhor opção para curar o mioma é a retirada cirúrgica do próprio mioma ou do útero inteiro, mas quando essa não é uma opção ou os sintomas são brandos, outros tratamentos podem ser indicados pelo seu ginecologista.

Os sintomas podem variar de mulher para mulher e de acordo com a quantidade, tipo e com o tamanho do mioma. Os principais são: maior perda de sangue durante a menstruação, período menstrual prolongado, sintomas de prisão de ventre, cólicas ou dores abdominais, aumento do volume do útero, vontade de urinar mais vezes ou incontinência urinária, dores durante o contato íntimo e dificuldade para engravidar.

Esta doença só pode ser diagnosticada pela avaliação de um ginecologista e através de exames de como ultrassom, ressonância magnética ou outros exames como histeroscopia , que avaliam a cavidade do útero.

Causas do mioma uterino

A causa do surgimento do mioma uterino ainda não foi totalmente esclarecida. Quando ele surge, é devido algumas células do tecido muscular que formam o útero se multiplicam desordenadamente, dando origem ao tumor. Sabe-se que os hormônios femininos têm influência sobre o seu desenvolvimento, pois os sintomas aparecem em mulheres adultas e costumam regredir após a menopausa. As mulheres que estão mais propensas a terem o mioma são as que não possuem filhos, as obesas e as que já possuem no histórico familiar a presença deste problema.

Lembre-se de consultar um médico especialista sempre que identificar sintomas incomuns ou mal-estar, certo? Somente ele é capaz de realizar diagnósticos e receitar remédios apropriados para realização de tratamentos. Aproveite e marque uma consulta com os melhores profissionais da Clínica Femini. Sua saúde deve vir sempre em primeiro lugar!

Compartilhe nas redes sociais
Últimos posts
Os DIUs causam efeitos colaterais?

Escolher o método contraceptivo certo pode trazer dúvidas e preocupações, especialmente em relação aos possíveis efeitos colaterais. Quando se trata de DIUs (Dispositivos Intrauterinos), é importante estar bem informado para

Os DIUs protegem contra ISTs?

O Que é o DIU? O DIU é um pequeno dispositivo em forma de “T” que é inserido no útero para prevenir a gravidez. Existem dois tipos principais de DIU:

O DIU é realmente eficiente?

Quando se trata de escolher um método contraceptivo, a eficiência é uma das principais preocupações. O DIU (Dispositivo Intrauterino) é amplamente reconhecido por sua alta eficácia na prevenção da gravidez.

DIU hormonal facilita o ganho de peso?

Uma preocupação comum entre as mulheres que consideram o uso do DIU hormonal é se ele pode levar ao ganho de peso. Vamos explorar o que as pesquisas dizem sobre