O que são doenças sexualmente transmissíveis (DST)?
As DSTs são doenças causadas por bactérias, vírus ou outros micróbios que se transmitem, principalmente, atráves das relações sexuais sem o uso de preservativo com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.
É importante ficar atento, pois algumas DSTs podem não apresentar sintomas vísiveis, tanto no homem quanto na mulher, por isso, se a caso tenha tido relação sexual sem o uso de camisinha, é importante periodicamente realizar uma avaliação médica. Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte.
O uso de preservativos ainda é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das doenças sexualmente transmissíveis, em especial do vírus da AIDS, o HIV. Além das relações sexuais, outras formas de infecções são pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de agulhas e seringas, principalmente no uso de drogas injetáveis.
A aids e a sifílis também podem ser transmitidas da mãe infectada, sem tratamento, para o bebê durante a gravidez. E no caso da aids, também na amamentação.
As DSTs e seus sintomas
Clamídia
A clamídia é uma DST causada por bactérias e geralmente não apresenta sintomas graves, e por isso pode ser confundida com outros tipos de infecções. Porém, se a clamídia não for tratada a tempo pode causar infertilidade e danos aos órgãos reprodutores femininos.
Sintomas da clamídia em mulheres:
Febre
Naúsea
Queimação ao urinar
Dor durante a relação sexual
Secreção anormal
Dor no abdômen inferior ou nas costas
Sangramento vaginal após a relação sexual ou entre os períodos menstruais.
Nos homens:
Secreção anormal
Dor ao urinar
Queimação ao redor do oríficio do pênis
Herpes Genital
A Herpes Genital é uma doença sexualmente transmissível causada pelo vírus da herpes simples. Uma vez que o vírus é contraído, ele permanece no corpo para sempre, pois ele se esconde dentro das raízes nervosas e o sistema imunológico não tem acesso a ele. Eventualmente, aparecem brotos que causam bolhas e feridas na área dos órgãos genitais e do reto. Com o tempo, os surtos podem ocorrer com menos frequência.
Os sintomas são os mesmos para os homens, como para as mulheres: sintomas gripais como febre e glândulas inchadas e amostras e feridas aparecem nos órgãos genitais e reto.
Gonorréia
A gonorréia, também chamada de blenorragia, uretrite gonocócica, esquentamento, é uma doença que infecta especialmente a uretra, canal que liga a bexiga ao meio externo. Essa bactéria dissemina pela corrente sanguínea, agride as grandes articulações ou causa feridas na pele. Ela pode também ser transmitida para a criança pela mãe no momento do parto. A prática de sexo oral e de sexo anal pode levá-la para a região anal e da orofaringe, resultando em obstrução do canal anal e alterações da voz.
Assim como a clamídia, se a gonorréia não for tratada a tempo pode causar problemas permanentes tanto em mulheres, como em homens.
Sintomas da Gonorréia em mulheres:
Dor ou ardor ao urinar
Abundantes secreções vaginais
Hemorragia entre as menstruações
Nos homens
Queimação ao urinar
Dor, inchaço e sensibilidade nos testículos
Fluxo esbranquiçado, amarelado ou esverdeado do pênis
HIV/Aids
A DST mais conhecida, a aids é causada pelo vírus da imunodeficiência humana, o HIV. O HIV ataca o sistema imunológico até que ele seja destruído, por isso é extramemente importante evitá-lo, ou tratá-lo se já foi contraído. É importante ressaltar que a aids é uma doença sexualmente transmissível que pode ser controlada com medicamentos, mas não existe cura definitiva para ela.
O que torna a aids extremamente perigosa é que em alguns pessoas, os sintomas começam a ficar evidentes somente após 5 a 7 anos da contaminação. Por este motivo, realize exames médicos regularmente. Os sintomas da aids serão os mesmos para os homens e para as mulheres, sendo eles:
Aftas
Dor de garganta
Dores de cabeça
Erupções cutâneas
Súbita perda de peso
Infecções graves recorrentes
Cansaço, tonturas e desmaios
Diarreia, febre e suores noturnos
Manchas roxas na pele ou na boca
Formação de hematomas com mais frequência do que o normal
Papiloma do vírus humano (HPV)
O papiloma do vírus humano, também chamado de crista de galo, é a doença sexualmente transmissível mais comum no mundo. Segundo alguns estudos, mais da metade das pessoas sexualmente ativas vão contrair o vírus em algum momento da vida. Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV, sendo que a maioria não causa problemas, enquanto alguns são capazes de causar verrugas e outros estão ligados ao desenvolvimento de câncer.
Hoje já existe vacina para a prevenção do papiloma do vírus humano, podem se vacinar mulheres de 11 a 26 anos; e homens de 9 a 26 anos. Quem está fora dessa faixa etária pode se prevenir utilizando métodos contraceptivos, mesmo durante o sexo oral.
Caso tenha algum sintoma fora do comum, procure por ajuda médica. Aproveite para marcar uma consulta na Clínica Femini, os melhores profissionais a sua disposição! Para uma boa qualidade de vida é necessário uma vida saudável.