A infertilidade é a dificuldade da pessoa em se reproduzir, e é um problema que atinge tanto homens quanto mulheres. As causa da infertilidade são variadas e estima-se que 30% dos casos sejam decorrentes da infertilidade masculina, 30% da feminina, 30% questões relativas a ambos e 10% por motivos indeterminados. Para saber se você está dentro do quadro de pessoas infertéis, é necessário consultar um médico especialista e realizar alguns exames.
Mas antes disso, listamos mais algumas informações para que possa entender melhor esse problema e quais são os fatores masculinos e femininos que levam a infertilidade. Confira!
O que é a infertilidade?
Primeiro é preciso estar ciente de que a fertilidade do ser humano é relativamente baixa. Um casal possui uma chance de engravidar de cerca de 20% ao mês. Assim, é normal haver algum período entre o início das tentativas de engravidar e a gestação, o que nos leva a primeira questão: quando um casal deve pensar em infertilidade?
Caracteriza-se infertilidade a inexistência de gravidez após 12 meses de relações sexuais regulares sem uso de métodos anticoncepcionais. Este limite de tempo é importante pois, após 1 ano sem conseguir engravidar, o casal deve procurar ajuda médica para uma avaliação adequada. Obviamente, existem condições nas quais este tempo deve ser menor. Por exemplo, quando a mulher tem 35 anos ou mais deve procurar ajuda após 6 meses de tentativa. Outros exemplos são naqueles casais onde há uma suspeita de alteração inicial, como presença de menstruações irregulares, Síndrome dos Ovários Policísticos, endometriose, infecção pélvica prévia, gestação ectópica anterior.
É importante estar atento, pois a infertilidade não é um problema raro e atinge cerca de que 15% dos casais.
Causas
Para que aconteça a gestação é preciso que as etapas do processo reprodutivo estejam em perfeito funcionamento. As principais fases são a ovulação, a captação do óvulo pela tuba, a fertilização pelo espermatozóide, e por fim, a implantação do embrião formado no útero. Desta forma, as principais causas da infertilidade são:
Idade: não deixar para engravidar tarde;
Doenças sexualmente transmissíveis: prevenir e tratar rapidamente;
Peso: evitar baixo peso ou obesidade;
Tabagismo: parar de fumar, pois o cigarro reduz a fertilidade.
A relação entre idade e fertilidade talvez seja a mais conhecida, pois quanto maior a idade da pessoa, menor deve ser a qualidade dos gametas (o óvulo e o espermatozoide). Sabe-se que as mulheres nascem com todos os óvulos, e eles seriam amadurecidos ao longo da vida. Assim, ao envelhecerem, essas células também envelhecem e apresentam menor eficácia para a concepção. Já os homens produzem espermatozoides a partir da puberdade e ao longo da vida toda.
Alguns fatores do cotidiano também podem ser causadores da dificuldade de engravidar, como o estresse e outros indicadores de uma saúde debilitada. A obesidade, como citamos anteriormente, é um fator que pode favorecer a infertilidade, pois o aumento de gordura desestimula a produção dos hormônios femininos e masculinos.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é determinado por exclusão, ou seja, a partir de um quadro geral de possíveis fatores, são descartadas as hipóteses até chegar ao diagnóstico final. Entretanto, quando não são encontradas alterações clínicas, os casais recebem o diagnóstico de causa indeterminada. Nesses casos, é recomendada a realização de novos exames tanto para o homem quanto para a mulher.
Ainda tem dúvidas quanto a infertilidade? Marque uma consulta com os especialistas da Clínica Femini e deixe sua saúde nas mãos dos melhores profissionais. Lembre-se sempre de procurar ajuda médica quando perceber sintomas ou alterações tanto fisicamente como psicologicamente. Sua saúde em primeiro lugar.