Normalmente ela surge por volta dos 45 a 55 anos de idade. Os
Principais sintomas incluem ondas de calor, insônia, perda de memória, pele e cabelos ressecados.
Quer entender melhor a menopausa e de que forma tratá-la? Separamos várias informações importantes para te ajudar, confira abaixo e esclareça todas as suas dúvidas.
Quais são os sintomas da menopausa?
Apesar de não existir uma data pré-definida para a chegada da menopausa, existem algumas mudanças no corpo feminino que podem indicar a sua chegada. Durante o climatério (período de transição para a menopausa), é comum existirem sintomas físicos e comportamentais. Os principais sintomas são:
Ausência da menstruação;
Ressecamento vaginal (secura);
Ondas de calor;
Suores noturnos;
Insônia;
Diminuição no desejo sexual;
Diminuição da atenção e memória;
Perda de massa óssea (osteoporose);
Aumento do risco cardiovascular;
Alterações na distribuição da gordura corporal;
Depressão.
É indicado que nesta fase a mulher faça consulta regulares com outros profissionais além do seu ginecologista, especialmente com um cardiologista, e se necessário, com um psicólogo.
Tratamentos para menopausa
Recomenda-se consultar primeiro o médico antes de decidir qual a medicação ou tratamento que deve ser adotado. Contudo, existem alguns métodos naturais de obter alívio dos sintomas da menopausa e que não são apenas seguros, mas também benefícos a saúde em geral. Para muitas mulheres, o alívio dos sintomas pode ser conseguido através do uso de medicações fitoterápicas, suplementos alimentares e mudanças comportamentais. Confira quais são os mais utilizados:
Isoflavona
A Isoflavona é um derivsdo da soja e o seu uso é indicado para mulheres que sofrem com os sintomas da menopausa, como ondas de calor, oscilações de humor, cansaço e desejam um tratamento natural com poucos efeitos adversos. A isoflavona possui estrutura química similar ao estrogênio ovariano e digamos que imita a ação no organismo da mesma maneira que o hormônio feminino agiria, reduzindo a intensidade e frequência das ondas de calor.
Gorduras boas (Insaturadas)
As gorduras insaturadas, as chamadas gorduras boas, ajudam na regulação hormonal do corpo, melhorando o metabolismos como um todo. Consuma com frequência alimentos como o azeite de oliva, as castanhas, linhaça, peixes de águas frias e abacate.
Vitaminas
Algumas vitaminas e minerais, como cálcio, magnésio, vitaminas C, D e E, podem ajudar a diminuir os sintomas da menopausa. Mas lembre-se de consultar um médico e verificar a possibilidade de consumo dessas vitaminas e suplementos.
Vitamina E – Ajuda a amenizar as ondas de calor, secura vaginal e sensibilidade dos seios. Contribui também para a saúde da pele e das unhas.
Cálcio – Diminui o risco de osteoporose, especialmente para as mulheres que não optaram pela terapia hormonal. Os suplementos de cálcio devem ser tomados com os alimentos, porque a presença de outras vitaminas e minerais ajudam a aumentar a sua absorção.
Magnésio – Auxilia na melhora da fixação do cálcio nos ossos.
Vitamina D – Ajuda a absorver o cálcio, garantindo a melhoria na saúde óssea, além de vários outros benéficos para a saúde.
Vitamina C – Para ajudar a diminuir o fluxo menstrual que tendem a aumentar quando se aproxima a menopausa.
Exercícios físicos
Além dos inúmeros benefícios, a atividade física melhora o humor nesse período crítico de transição, evita a retenção hídrica, fortalece a massa óssea e restaura o condicionamento cardíaco.
Hidrate-se com frequência e reduza os níveis de sal na alimentação.
Todas essas recomendações ajudam a diminuir os sintomas dessa fase complicada na vida da mulher, contudo algumas pacientes irão necessitar de tratamentos mais completos, inclusive com o uso de terapias hormonais e uso de antidepressivos para o controle dos sintomas.
Agora que você já possui todas as informações necessárias sobre a menopausa, a Clínica Femini está à disposição com os melhores profissionais para te ajudar. Vida saudável com os melhores cuidados.