Últimas notícias

Confira nosso blog

Um dos momentos mais aguardados na gravidez é o exame de ultrassom, através desse exame é possível descobrir o sexo do bebê, se esta todo bem formado, como é o seu rosto e sentir o quanto aquela fase é real. Por este motivo, durante a gestação são realizadas alguns tipos de ultrassons. Mas, o que realmente é a ultrassonografia?

O principal objetivo desse exame é descobrir se o bebê está se desenvolvendo conforme o esperado. O exame funciona da seguinte forma: é realizado a emissão de ondas de som que batem na parede do corpo e voltam em forma de imagens. O ultrassom é seguro para gestantes e para os bebês e pode detectar problemas como malformações, crescimento fetal menor que o esperado ou sinais de sofrimento do bebê.
E qual é o papel do ultrassom morfológico?

Ultrassom morfológico

Durante o primeiro e o segundo semestre da gravidez, entre a 11ª e 14ª ou 20ª e 24ª semanas da gravidez é realizado o ultrassom morfológico. Diferente do ultrassom convencional, o morfológico avalia com detalhes todos os orgãos internos do bebê, esclarecendo se há algum problema ou não.

Órgãos como estômago, pulmão, coração, bexiga e rins são visualizados neste exame. Outras estruturas importantes avaliadas são os ossos da coluna, crânio e ossos longos, como os ossos dos braços e pernas. Todos são checados para saber se estão desenvolvendo-se de acordo com as semanas da gestação. O exame morfológico também é feito para monitorar e saber a localização da placenta e quantidade de líquido amniótico.

Este exame pode ser feito com Doppler, sistema que indica o fluxo de sangue dentro dos vasos sanguíneos, representados por cores azul e vermelha, que passam da mãe para o bebê através da placenta e  também avalia a própria circulação sanguínea no interior do bebê. Esse exame é realizado para avaliar o bem estar fetal em diversas idades gestacionais, tanto associado com o exame morfológico, como isolado, quando se deseja apenas avaliar como está a saúde do bebê.

Com a modernidade e avanço tecnológico dos equipamentos de ultrassom, surgiu a modalidade de Ultrassom 3D/4D. Se o médico desconfiar de alguma anormalidade, ou se apenas os papais quiserem matar um pouco a curiosidade de ver de maneira mais real a face do seu bebê, poderá ser feito o ultrassom em três ou quatro dimensões (3D / 4D) . O exame pode ser feito tanto durante as ultrassonografias morfológicas no primeiro e no segundo trimestre como durante um exame obstétrico comum.

Quantos ultrassons são necessários durante a gravidez?

Normalmente é realizada uma ultrassonografia no
Início da gestação, entre 7 e 9 semanas até mesmo para saber a idade gestacional mais correta e o número de bebês. Por volta das 12 semanas pode ser feito o primeiro Ultrassom morfologico (também conhecido como  exame para medida da Translucência nucal). Entre 20 e 24 semanas é feito o ultrassom morfológico de 2o trimestre (que vimos acima) e por volta da 32ª e a 35ª semanas é recomendado fazer outro para ver como está o crescimento do bebê e quantidade de líquido. Não há um regra quanto ao número exato de ultrassons necessários, quem decide isso é o seu médico.


Se ainda tem dúvidas quanto ao ultrassom na gravidez, entre em contato com nossos especialistas e marque uma consulta. Este exame é extremamente importante para as gestantes e os bebês, por este motivo conte com a ajuda da Femini e aproveite todos os momentos da maternidade.

Compartilhe nas redes sociais
Últimos posts
Os DIUs causam efeitos colaterais?

Escolher o método contraceptivo certo pode trazer dúvidas e preocupações, especialmente em relação aos possíveis efeitos colaterais. Quando se trata de DIUs (Dispositivos Intrauterinos), é importante estar bem informado para

Os DIUs protegem contra ISTs?

O Que é o DIU? O DIU é um pequeno dispositivo em forma de “T” que é inserido no útero para prevenir a gravidez. Existem dois tipos principais de DIU:

O DIU é realmente eficiente?

Quando se trata de escolher um método contraceptivo, a eficiência é uma das principais preocupações. O DIU (Dispositivo Intrauterino) é amplamente reconhecido por sua alta eficácia na prevenção da gravidez.

DIU hormonal facilita o ganho de peso?

Uma preocupação comum entre as mulheres que consideram o uso do DIU hormonal é se ele pode levar ao ganho de peso. Vamos explorar o que as pesquisas dizem sobre