Últimas notícias

Confira nosso blog

Normalmente o início do trabalho de parto pode ser confundido com azia, gases, dor lombar, indigestão ou diarreia. Mas, é importante ficar atenta as diversas mudanças que ocorrem no corpo para assim garantir uma experiência única e saudável. Os sinais do trabalho de parto podem se iniciar dias ou horas antes do momento exato do nascimento. É importante destacar que contrações e dores podem ser variavéis de gestante para gestante, e para que você esteja preparada, listamos os sinais aqui abaixo:

Sinais do trabalho de parto: Saiba como reconhecer o seu corpo

Contrações regulares

As contrações são sentidas no abdomen e na parte inferior das costas. Podem ser confudidas inicialmente com cólicas abdominais semelhantes a cólicas menstruais, irregulares, podendo ocorrer a cada 30 min. Aos poucos a dor torna-se mais forte e dura mais tempo. Quando o trabalho de parto realmente começar as contrações tornam-se regulares, encurtando o intervalo ficando mais frequentes e durando em torno de 60 segundos.

Na fase em que você sentir de duas a três contrações em 10 minutos e que duram por volta de 45 segundos ou mais, deve procurar o hospital e avisar seu médico.

Tampão mucoso

Durante as últimas semanas ou últimos dias da gravidez é possível notar um corrimento mucoso rosado com algumas listras de sangue, ele é conhecido como o tampão mucoso. Este pode ser um sinal de que o trabalho de parto está se aproximando, mas, nem todas as gestante percebem essa secreção e em outras ele é expelido bem antes do inicio do trabalho de parto.

Fique atenta, pois, o tampão mucoso não é o mesmo que a secreção acastanhada e sangrenta que poderá ocorrer durante a consulta pré-natal, a qual não é motivo de preocupação.

Bolsa amniótica

Talvez esse seja o sinal mais comum ou mais "famoso" que é quando a bolsa estoura. A quantidade de fluído amniótico difere de cada tipo de mulher, para umas pode ser apenas um pingo, para outras um jorro. Quando acontece, não causa dor, apenas a sensação de uma água morna escorrendo pelas pernas. Geralmente, a gestante pode sentir a perda de um aproximadamente um copo grande de água, mas a quantidade vai depender de cada gestastante.

Esse é um sinal natural, ou seja, não machuca o bebê e a bolsa pode se romper no começo ou só no final do trabalho de parto, mantenha o médico sempre informado sobre todas as suas condições, principalmente se houver perda de líquido.

Trabalho de parto falso

Antes de realmente entrar em trabalho de parto algumas gestantes podem sentir apenas leves contrações, elas são conhecidas como contrações de Braxton Hicks. Caso elas ocorram muito próximo a data marcada do nascimento fica mais difícil diferenciá-las das verdadeiras contrações. Se as contrações não estiverem dilatando o colo uterino, isso é conhecido como "trabalho de parto falso".

Enquanto as contrações verdadeiras se tornam mais demoradas, fortes e tem cada vez menor intervalo entre elas, normalmente as contrações de Braxton Hicks são: irregulares, não possuem um padrão prevísivel e normalmente param se você descansar ou trocar de posição.

Caso você ainda tenha dúvidas quanto aos sinais do trabalho de parto ou algum outro ponto relacionado a gravidez não hesite em entrar em contato com a Clínica Femini, aproveite para continuar por dentro dos mais diversos assuntos relacionados a saúde e bem estar com os nossos posts.

Compartilhe nas redes sociais
Últimos posts
Os DIUs causam efeitos colaterais?

Escolher o método contraceptivo certo pode trazer dúvidas e preocupações, especialmente em relação aos possíveis efeitos colaterais. Quando se trata de DIUs (Dispositivos Intrauterinos), é importante estar bem informado para

Os DIUs protegem contra ISTs?

O Que é o DIU? O DIU é um pequeno dispositivo em forma de “T” que é inserido no útero para prevenir a gravidez. Existem dois tipos principais de DIU:

O DIU é realmente eficiente?

Quando se trata de escolher um método contraceptivo, a eficiência é uma das principais preocupações. O DIU (Dispositivo Intrauterino) é amplamente reconhecido por sua alta eficácia na prevenção da gravidez.

DIU hormonal facilita o ganho de peso?

Uma preocupação comum entre as mulheres que consideram o uso do DIU hormonal é se ele pode levar ao ganho de peso. Vamos explorar o que as pesquisas dizem sobre